26.12.09

Santa inocência, Batman!!!
Com a cidade aparentemente vazia eu pensei que todos estivessem viajando e que seria fácil fazer compras no mercado hoje à tarde. Ledo engano...num calor de 30 e tantos graus, o hipermercado estava lotado.Quase que eu desisti, mas como saí de casa determinada a comprar os produtos para a noite de Reveillon, segui adiante.Cheguei em casa derretendo e quase chamando a ambulância, mas finalmente minhas amêndoas, a manteiga e o peito de frango para o arroz de amêndoas estava comprado. Assim como as gelatinas do creme belga e os ingredientes do pavê de abacaxi.Foram as duas receitas mais refrescantes que encontrei...já aproveitei e comprei as bebidas. Bem que a Lulu falou que no Sam's o preço dos vinhos e espumantes são excelentes. São mesmo! A minha parte da ceia está aí. O restante fica por parte dos demais convivas.E se todos falharem, o que nunca aconteceu ainda, teremos um delicioso salpicão e um arroz sensacional, modéstia à parte. Além de duas sobremesas geladinhas...

O salpicão eu faço com a ajuda da panela de vapor.Lá cozinho separadamente as batatas palito e a cenoura julienne, numa proporção de 1 cenoura para 3 batatas.Depois corto em lâminas quase meio pimentão verde e meio vermelho. É pouco, só para dar sabor. O salsão também é fatiado em lâminas.O peito de frango eu cozinho na pressão com um pouco de salsão e cheiro verde, além de uma cenoura e uma cebola inteiras. Depois é só desfiar o frango, juntar os demais ingredientes, um pouco de maionese, um pouco de creme de leite, umas duas colheres de água mineral, um punhado de uvas passas sem caroço, corrigir o sal e está pronto. E para quem aprecia, adicione um punhado de nozes picadas na hora de servir. O ideal é fazer bem cedo para os sabores se intensificarem durante o dia, dentro da geladeira. Afinal o calor está derretendo tudo por aqui e com maionese não se brinca. Tem ainda quem coloque abacaxi, maçã, batata palha, vagem, etc. Aí vai do gosto de cada um. ( Foto: Recepedia )


O Arroz de Amêndoas também não tem segredo.No dia anterior eu já descasco as amêndoas colocando-as alguns segundos em água fervente.Assim a casca sai facilmente, sem traumas.Parto-as ao meio e deixo-as bonitinhas lá na geladeira até quase a hora de servir, que é quando passo-as na manteiga, de boa qualidade e adiciono ao arroz. Para o arroz vou precisar de um pouco de peito de frango desfiado também. Sim, vou servir dois pratos com o mesmíssimo ingrediente, mas como seus sabores ficarão bem diferentes, vai dar certinho. Só que aqui cozinharei o peito de frango, previamente temperado, na pressão sem o salsão e o cheiro verde. A cebola e a cenoura eu mantenho porque já é costume. Faço o arroz com o caldo deste frango cozido e reservo.Numa panela antiaderente passo o frango desfiado na manteiga com sal e em seguida misturo com o arroz já soltinho.Um pouco antes de servir é que eu douro as amêndoas na manteiga e acrescento ao prato, misturando levemente.Sim, é um prato com manteiga à la Julia Child. Na foto acima foi polvilhada canela sobre o arroz, mais uma vez vai do gosto de cada um( Foto: Barriga no fogão)

3 comentários:

Zoe disse...

viva turmalina
fiquei curiosa com o pavê de abacaxi! será um semi-frio?
beijinho
zoe

Carlota e a Turmalina disse...

Zoe querida...peraí que vou postar a receita do pavê :o)

Anônimo disse...

Saio daqui a lamber os beiços...