30.11.09

Ação Eficiente

Amanhã comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Aids.
Na semana passada um relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) constatou a maioria dos infectados no mundo, são mulheres entre 15 e 24 anos.
O Relatório sobre a Epidemia Global de Aids 2009 revela que, do total de infectados, 31,1 milhões são adultos.Crianças e adolescentes com menos de 15 anos somam 2,1 milhões.
A boa parte da notícia é que o Unaids aponta a América Latina como a região com maior cobertura de medicamento antirretroviral. No Brasil 180 mil pessoas recebem atendimento e medicação.
O relatório aponta ainda que o tratamento antirretroviral em mulheres soropositivas repercutiu de maneira importante na prevenção de novas contaminações de mãe para filho. Desde 2001, foram evitadas cerca de 200 mil infecções entre crianças.
Quem sabe se com muita divulgação, estudos e campanhas de esclarecimento reduzimos o número de bebês infectados, pois muitos continuam nascendo, depois são abandonados e acabam em abrigos.
A imagem acima foi a de divulgação de um show promovido por Alicia Keys no dia 15 de outubro deste ano, no Hammerstein Ballroom em Nova York , em prol das crianças e familias infectadas com o HIV na India e na Africa.
(Fonte da notícia com os números de infectados: Agência Brasil )

2 comentários:

Anônimo disse...

De regresso a casa ( ainda que apenas durante 3 dias), passo por aqui para por a leitura em dia.
Em relação ao AIDS, tenho a sensação que se começa a banalizar a doença e a desleixar a prevenção, enquanto a discrminação- pelo menos a nível laboral- cotinua a aumentar. Preocupante...

Carlota e a Turmalina disse...

Carlos, seja benvindo...sim, também acho deveras preocupante...