17.10.09

O que você pode fazer de melhor para você e para o planeta? Eu diria que pequenas ações positivas no dia a dia. Algumas novas escolhas na hora de ir às compras já ajudam.
O ideal seria não usarmos produtos químicos para a limpeza da casa e da roupa. Existem opções alternativas. Mas aqui, na prática, fica meio inviável.O que de melhor eu posso fazer é diminuir o uso destes produtos e comprar embalagens "econômicas" que duram alguns meses.Muitos podem dizer que é inviável, pois o custo de produtos em quantidade é maior.E é verdade, mas pensem nisso como um investimento, além do que no mês seguinte não tem esta despesa. À longo prazo você gasta menos e o planeta ganha mais.
Outra questão é o produto orgânico.Nos grandes supermercados é muito caro e tornou-se um artigo da moda. Por outro lado, existe toda uma cadeia de pequenos produtores produzindo em pequena escala alimentos livres de produtos químicos.E muitos deles vendem sua produção em feiras ou pequenos mercados. Hoje, por exemplo, fiz feijão bolinha (ou Canário), comprado de um desses produtores da economia informal. É outra coisa, muito mais fresco, o que o torna extremamente saboroso. Para ler mais sobre este feijão, acessem o site da
Neide , uma das pessoas que mais entende sobre os alimentos presentes na mesa dos brasileiros.
Se possível, façam também uma pequena horta em casa. Hoje para o almoço colhi um bom tanto de cheiro verde.
E continuando no que você pode fazer por você, fiz também pão integral. Esses aí das fotos. E a receita? Bem, pão eu faço meio que instintivamente, eu diria que até de olhos fechados.


Esses aí eu fiz com 60gr de fermento fresco, 650 ml de água morna, 100gr de margarina derretida, 2 colheres de sopa de açucar, 1 colher de sopa de sal, 1 xícara de aveia, meia xícara de sementes de linhaça, 2 xícaras de farinha integral de centeio e farinha branca até dar o ponto(aprox. 500 gr). Fiz a bola de massa, no ponto que solta da mão (mas não muito) e deixei crescer por 1 hora e qualquer coisa.Depois amassei tudo outra vez e dividi a massa em duas partes.Coloquei nas formas untadas e cobri com aveia em flocos finos.Deixei crescer por mais meia hora e levei ao forno pré aquecido, em torno dos 200 graus. Amanhã tem almoço na minha mãe .E adivinhem o que vou levar? Um pão saudável...
É assim que devemos pensar em qualidade de vida para nós e para o planeta, de forma simples, com pequenas atitudes e principalmente com muito prazer :o)

3 comentários:

Giane disse...

Taí uma atitude saudável para o Planeta e para a gente.
Principalmente para o paladar.
Adoro pão caseiro e estou com a boca cheia d'água!

Vou tentar fazer em casa!

Sei que Você não liga muito Tur, mas tem um selinho para Você aqui:

http://alfapresentes.blogspot.com/2009/10/25-nota-10.html

Beijos mil!!!

Carlota e a Turmalina disse...

Gi, é verdade, não ligo muito para os selinhos e desafios, mas sendo oferecidos por vc, aí não recuso.Tô indo lá :O)

Patti disse...

Já trouxe para Lisboa, duas fatias grossas. Está com um aspecto excelente!