25.10.09

O história é básica. No meio do processo da Bossa Nova, um grupo de músicos decide tentar o sucesso em Nova York. Mas " Os Desafinados" é sensacional!!!

O roteiro é do próprio diretor, Walter Lima Jr., em parceria com Suzana Macedo e Elena Soarez. Não sei ao certo quem devo parabenizar pelo excelentes closes, se o diretor de fotografia, o diretor de arte ou a equipe toda.Eu arriscaria dizer que foi um filme feito em conjunto e com uma equipe muito afinada.Eu só não gostei muito de alguns travellings, mas são poucos, que achei muito corridos.Mas de resto, está tudo perfeito.
Todos os atores, tanto os da primeira fase quanto os da segunda estão muito bem. Me perdoem os outros, mas Rodrigo Santoro é Rodrigo Santoro e é muito mais do que sex appeal. O trabalho de Claudia Abreu está irretocável. Até Jair Oliveira, que é músico, se saiu bem interpretando Geraldo.E cá entre nós, o papel de Santoro que seria inicialmente de Murilo Benício, combinou muito mais com Rodrigo.
O filme vai contando a história de um grupo, assim como em Across the Universe, de Julie Taymour. E mesmo sendo leve e adocicado, não deixa de criticar de forma bem elegante, a ditadura militar. O bom é que ele não se fixa na bossa nova e sim no comportamento e sentimentos de uma geração envolvida com a música, nos anos 60/70, no Rio de Janeiro e em Nova York. A inclusão de um cineasta iniciante na trama deu um excelente ponto de partida e tb de chegada. Anteriormente muitos jovens saíam do país em busca de reconhecimento artístico. Hoje vão em busca de dinheiro mesmo.Sem dúvida, o mundo era muito mais romântico...

2 comentários:

ameixa seca disse...

Não conhecia o filme mas fiquei curiosa. Acho que não deve passar cá. Tens razão, Rodrigo é Rodrigo e os outros também não me parecem nada mal he he

Carlota e a Turmalina disse...

Ameixinha...posso tentar copiar e lhe enviar :o)