14.10.09

O colesterol é o grande vilão dos tempos modernos. Eu não sei o que é ter problemas com estas taxas, talvez porque, instintivamente, eu já faça o que os médicos e estudiosos recomendam. Deixo umas dicas que costumo seguir e que agora foram publicadas na edição de Junho da revista Saúde!
Trocas que eu já faço:
o óleo de soja por azeite
o pão branco pelo pão integral
o leite integral pelo desnatado
os cereais de milho por aveia
o camarão por peixe
a picanha por lombo
a manteiga por margarina
o quindim por compota de frutas
o molho branco por molho de tomate
o frango com pele por frango sem pele
pipoca de microondas por pipoca de panela

Trocas que ainda posso fazer:
o chocolate ao leite por chocolate amargo
a cebola branca por cebola roxa
o suco de laranja por suco de uva
o chá de ervas por chá mate
P.S. Foto de autoria desconhecida

3 comentários:

ameixa seca disse...

Houve uma altura que eu tinha o colesterol mais alto que o meu pai e sempre faço uma alimentação rica em fibras e pobre em gorduras. Conclusão: a má da fita era a pílula contraceptiva :) Mudei e já estou com o colesteral normal :)

Anônimo disse...

Padeço do mesmo mal e tomo um medicamento para o controlar,além de alguma contenção alimentar.
no meu caso é uma questão genética, pois minha família padece toda do mesmo mal. Não se trata de um problema alimentar, mas sim do sistema nervoso. Os nossos organismos fabricam colestrol, são um bocado tontos.

Carlota e a Turmalina disse...

Ameixinha e Carlos, meu colesterol nunca ultrapassou a marca dos 170Mas naturalmente não gosto de gorduras e nem nada engordurado. E toda gordura que consumo não deve ir para o sangue, se acomoda confortavelmente nas coxas, culote e outras partes mais abundantes do meu corpo.Aqui tb considero meu organismo um tanto tonto...rs...
Sou uma pessoa ansiosa, mas não nervosa.Lido bem com as situações, em momentos de maior tensão.Numa fase complicada da minha vida, tomei muitos hormônios e nem assim aumentou. E na minha família quase todos tomam remédio para controlar os níveis de colesterol.Acho que afinal tudo deva ser resultado de uma soma de fatores :o)