11.1.09

Vamos à mais um desafio, que na verdade é um presente!! A Fada escreveu prá Gi e ela me repassou: falar sobre os livros da minha infância, minhas primeiras leituras!!!
Eu aprendi mesmo à ler com o a cartilha "'O sonho de Talita"! Eu adorava ir à escola e principalmente para descobrir o que aconteceria no próximo capítulo.Aprender à ler foi um exercício delicioso.
Dos quadrinhos, eu adorava a Mafalda, que em edições grandes e cartonadas mais pareciam livros. Li quase tudo sobre a turma da Mônica. Meu pai foi "colega de banco" (eles davam plantão no jornalismo da Folha de São Paulo) do Maurício de Souza. Meu personagem favorito era o Horacio !!!
O primeiro livro que me levou às lágrimas foi: O Veleiro de Cristal , de José Mauro de Vasconcelos (1973). Eu estava de férias, com o pé engessado e após o término da leitura levei dias para me recuperar.
O Menino Do Dedo Verde, do francês Maurice Druon (1957) foi meu livro "clássico".Ele foi determinante na minha formação. Daí vieram minhas tendências sociais e ambientalistas.
É claro que outra pérola da minha pré adolescência não poderia ficar de fora desta lista: Pollyana(A Pequena Orfã) e Pollyana 2, de Eleanor Poter.
Nesta mesma fase me emocionei profundamente com Olhai os lírios do campo , do sensacional Érico Veríssimo. A forma como descreve os lugares e as emoções é incomparável.São cenas nítidas em technicolor.
O desafio está aí para quem quiser compartilhar um pouco da sua infância...
Esses livros foram mais que simples leituras para mim. Me ajudaram a entender melhor o mundo.Talvez uma visão um tanto tendenciosa, mas foram essas páginas que me mostraram que outros mundos lá fora eram muito maiores que o meu. E que sofrer era mais uma opção pessoal do que uma condição definitiva.

3 comentários:

Giane disse...

Oi, Turmalina!!!

Uau, o desafio está pra lá de cumprido!
Que belo post, agradeço muito tê-lo aceito!
Acredita que li todos os livros que você mencionou? Sim, o "Veleiro de Cristal" me fez chorar um bocado também...

E sobre ter "falado demais", não tema.
Amigos de Boas Palavras nunca excedem; "falam" exatamente o que precisam escrever um para o outro. E novamente te agradeço muito. E sempre.

Beijos mil e ótimo domingo!!!

Giane disse...

Ah, quase esqueci!

Publiquei seu texto e ele está no seguinte endereço:

http://www.fotolog.com/ghiiowl/29843738

E mais uma vez, agradeço por permitir publicá-lo.

Beijos mil!!!

1/4 de Fada disse...

Fiquei encantada com as suas leituras: O Veleiro de Cristal, O Menino do Dedo Verde, Pollyanna, Olhai os lírios do campo todos foram também dos meus preferidos. Não admira que tenhamos tantas coisas em comum.