9.1.09

Quanto mais eu observo o mundo ao meu redor vejo que muito dos pequenos problemas causados à pessoas no decorrer do seu dia a dia, são causados pela culpa. Seja a pessoa que esteja se sentindo culpada ou então querendo colocar a culpa em alguém.O primo de uma grande amiga costuma dizer que a culpa é dele e ele coloca em quem quiser!
Eu muito que raramente sinto culpa por alguma coisa e por pouco tempo. Porque depois reflito: se errei admito o erro e peço desculpas, se a culpa não for minha mesmo, esqueço."É uma página virada do meu folhetim".
Outra coisa importante: tento ao máximo não procurar culpados.Esse é um exercício ótimo e confesso que nada fácil.Nossa primeira reação, quase que instintiva é culpar alguém.Está aí um erro pq quando um problema aparece ele não precisa de culpados e sim de soluções.Ao tentar encontrar uma pessoa responsável pelo que aconteceu, o problema cresce, muitas vezes adquirindo proporções astronômicas.
Fazendo uma reflexão sobre a minha vida profissional concluo que essas são as regrinhas básicas que facilitam o meu dia a dia.Demorou, mas acho que aprendi!!!

3 comentários:

Giane disse...

Oi, Turmalina!

Que texto maravilhoso!
Exatamente o que estava precisando "ouvir" (no nosso caso "ler",mesmo).
Você não imagina como estou grata.
Já estou "surrupiando" este texto para ser devidamente arquivado e se você permitir publicado em outro endereço que possuo, com os devidos links e créditos.

Beijos mil, Amiga de Boas Palavras!!!

Giane disse...

Olha eu novamente!

Agradeço a liberdade de usar seu texto, mas os créditos são mais que merecidos e tem desafio novo para você lá no Alfarrábio!

Beijos mil!!!

Lilica disse...

O problema é ter alguém te culpando por tudo o dia todo né? Isso é duro de aguentar! Agora a frase do teu amigo "a culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser" é ótima né! Rs! Beijos