6.11.08

Conversando com minha mãe ontem ela me fez um elogio um tanto inusitado. Comentando minha postura diante de um determinado assunto profissional ela disse: - O que eu mais admiro é que prá vc nenhum assunto é tabu.
Mesmo sabendo o significado de tabu, achei interessante procurar uma definição resumida para explicar uma palavra ao mesmo tempo tão abrangente e tão limitante.

Tabu é um assunto de que simplesmente não se fala por várias razões: porque é alvo de opiniões contraditórias, porque é um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas, etc. Também pode ser considerado como qualquer assunto inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade.O termo tabu tem um significado muito extenso, mas, em geral, significa que uma coisa é proibida. O significado de tabu ramifica-se em duas direções opostas: por um lado significa consagrado, sagrado, por outro, significa misterioso, perigoso, proibido e imundo.(Wikipédia)

Eu nunca tinha parado prá pensar nisso. Mas é verdade! Eu não tenho vergonha, medo ou mesmo um simples constragimento para falar sobre qualquer assunto.Tenho a segurança necessária para argumentar e contra argumentar sobre o que conheço e principalmente admitir a ignorância sobre algo que eu desconheça. E é essa segurança que me faz não ter medo de ser alvo de opiniões contraditórias. Quanto à sensibilidade alheia, é só saber falar! Confesso que requer uns bons anos de prática. E o que é determinante nessa minha forma de ser é que proibido não existe no meu vocabulário.

2 comentários:

Giane disse...

Uebaaaaaaaaaa!!!

Uma Amiga sem preconceitos!

E abaixo a eugenia - eca!

Agradeço a explicação, Turmalina.

Beijos mil e bom fim-de-semana!!!

Luci disse...

Vivendo e aprendendo!
Boa semana pra vc, querida pedra preciosa!