30.7.07

Em meio à dias turbulentos, num mundo cada vez mais nefasto, hoje é Ingmar Bergman que nos dá adeus. Encerrou-se mais uma partida de xadrez aonde somos todos perdedores.
Hoje, como roteirista, posso afirmar que toda ficção parte de uma informação concreta, quase palpável, mesmo não sendo real. Um dos melhores exercícios é procurar aonde surgiram as fantásticas idéias de alguns cineastas e entender como elas foram trabalhadas, lapidadas, melhoradas por eles.Fica aqui a dica do Sétimo Selo, em homenagem à Bergman.

"Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora.Então vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.
Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus o fumo do incenso, com as orações dos santos. E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar."(Apocalipse 8, 1-6)


Nenhum comentário: