19.4.07


Eu cheguei ao Budismo através do Buda da Compaixão - Avalokiteshvara (ou Chenrezig ).
Foi praticamente amor à primeira vista...
Seu olhar me cativou e fui conhecer melhor a sua história!
Conta-se que:
"Há inumeráveis eras, mil príncipes juraram tornar-se budas. E Avalokiteshvara prometeu não obter a iluminação até que todos os outros mil príncipes a tivessem conseguido. Na sua infinita compaixão, ele também fez o voto de liberar todos os seres sencientes do sofrimento dos vários reinos do samsara. Diante dos budas das dez direções, ele rezou: “Possa eu ajudar todos os seres, e se alguma vez cansar nesse trabalho imenso, possa o meu corpo ser despedaçado em mil partes”. Conta-se que primeiro ele desceu aos infernos, subindo gradualmente através do mundo dos fantasmas famintos até o reino dos deuses. De lá olhou para baixo e viu horrorizado que, embora tivesse salvo inúmeros seres do inferno, incontáveis outros estavam caindo lá. Isso o deixou na mais profunda dor. Por um instante ele quase perdeu a fé no seu nobre voto, e seu corpo explodiu em mil pedaços. Em desespero, pediu ajuda a todos os budas, que vieram em sua direção de todos os recantos do universo, como uma suave tempestade de neve com seus flocos brancos. Os budas deixaram-no inteiro de novo, e a partir de então Avalokiteshvara tem onze cabeças e mil braços, e em cada palma das mil mãos tem um olho, significando a união da sabedoria e dos meios hábeis – marca da verdadeira compaixão. Nessa forma ele ficou ainda mais resplandecente e poderoso do que antes para ajudar todos os seres!”.
Texto extraído do livro : O Livro Tibetano do Viver e do Morrer (Editora Palas Athena, São Paulo, 1999).
A identificação é tanta que na minha sala hoje tem um quadro enorme dele, presente de um primo muito querido, que compartilha da mesma afeição . E como coincidências não existem, seu mantra OM MANI PADME HUM é o meu favorito e significa em poucas palavras: o desejo de alcançarmos a pureza de corpo e mente, que nos leva à iluminação. É o mantra que nos envolve na prática da generosidade, aperfeiçoando a ética, a tolerância e a paciência. E sem esquecermos da perseverança, concentração e sabedoria.Tudo isto junto, com certeza , nos torna alguém melhor! Recite o mantra e pratique a visualização do que deseja ver realizado, sempre dentro dos princípios básicos de amor incondicional, sem ferir seus semelhantes. Comece visualizando o próprio Buda. O que mais me enternece na sua imagem é a mão que carrega a flor de lótus significando que ele livrou-se de todos os obstáculos, tanto do corpo qto da mente.

Nenhum comentário: