18.10.06

E foi quase sem querer, esperando pelo resultado de Varginha que me vi classificada na Mostra de Curtas de Campinas! Eu confesso que fiquei feliz... é mais que gratificante saber que seu filme, por menor que seja, será exibido publicamente. Eu dei uma pincelada sobre a vaidade feminina, mas ela vai muito mais além... A mulher é um ser indecifrável e hoje, relendo os meus escritos a procura de um roteiro para um amigo filmar, percebi que 95% dos meus protagonistas são mulheres... Meus melhores textos, minhas melhores falas, são expressões do pensamento feminino. Eu sempre tive muito prazer de ser mulher, só não percebia como isto transpira em mim... assim como transpirava em tantas outras mulheres como :

Hilda Hilst

"E por que haverias de querer minha alma
Na tua cama?
Disse palavras liquidas, deleitosas, ásperas
Obscenas, porque era assim que gostávamos.
Mas não menti gozo prazer lascívia
Nem omiti que a alma está além, buscandoAquele Outro.
E te repito: por que haverias
De querer minha alma na tua cama?
Jubila-te da memória de coitos e de acertos.
Ou tenta-me de novo. Obriga-me."

Florbela Espanca

"Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida Verdade, o Sentimento!
– E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento!...
Sonhar um verso de alto pensamento,
E puro como um ritmo de oração!
– E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento...
São assim ocos, rudes, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!
Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!! "


Cecília Meireles

"Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha
Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu..."

2 comentários:

Luci disse...

uau! Dias de emoção você deve estar passando!
beijo grande

Livros & Literatura disse...

Gostei da frase:

"Meus melhores textos, minhas melhores falas, são expressões do pensamento feminino."

Grandes mulheres da poesia, Cecília, Hilda e Florbela. Parabéns pelo blog!

Um abraço, Márcela Vieira.

"Quantas pessoas começaram uma nova era em suas vidas a partir da leitura de um livro..... " (Henry David Thoreau)