21.9.06

Nos últimos dias , sabendo do ocorrido, muitos amigos se chatearam, se sensibilizaram, se questionaram, se irritaram e por aí afora...Foram muitos os que nos deram um forte abraço amigo em sinal de afeição profunda, uns certos, outros incertos, uns considerados do bem, outros do mal, uns de paz e outros de guerra.E em meio ao borbulhar deste caldeirão meu filho me pergunta se fulano e sicrano estão certos ou errados e eu com as palavras do grande poetinha Vinicius lhe respondo:

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
(...) Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. (...) Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
Vinícius de Moraes


Obrigada, amigos!!!!

N.E. A Academia Brasileira de Letras indica a existência tanto de sicrano como ciclano.

2 comentários:

Luci do 71 disse...

Carluxa, de emocionar a poesia!

gostei da idéia da pizza, vamos agitar algum sabadão sertanejo!

Mani disse...

Linda, fique em paz!!!