9.2.06

"Chega a ser cômica, a convicção de tanta gente proceder como se só eles existissem na realidade, e os seus semelhantes não fossem mais que sombras e fantasmas." ARTHUR SCHOPENHAUER

Está certo que o autor, que teve como fãs Einstein e Machado de Assis, tinha uma personalidade assim meio.... sombria, dada ao isolamento e que preferia os cães aos homens... mas foi um grande filósofo. Dizia que a vontade é a natureza inata de um corpo. E que ela não se desloca, se extingue quando passa da coisa desejada para a coisa conquistada.Toda a vida é sofrimento porque é um constante querer eternamente insatisfeito.E é esta fome insaciável da Vontade que faz o mundo anárquico e cruel.
E lá atrás ele profetizou o tratamento dado aos animais: "O Homem tem feito na Terra um inferno para os animais."
Mas ele defendeu os animais que tanto amava: "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
E ainda falou: "Por trás de bela pele, há uma história. Uma sangrenta e bárbara história..."
Ah, mas nem a Psicanálise de Freud escapou... foi anteriormente antecipada quando Schopenhaur escreveu sobre a loucura, a teoria da "repressão" e as neuroses.
O compositor Richard Wagner tb sofreu influência deste filósofo qdo escreveu Tristão e Isolda (1857-59), que tem por expressão fundamental a vontade cega.
"Um homem pode fazer o que ele quer, mas ele não pode querer tudo o que ele quer." (Arthur Schopenhauer, citado por Albert Einstein, em 1929)
(Fragmentos deste post foram retirados daqui: Cobra, Rubem Q. - Arthur Schopenhauer. Filosofia Contemporânea, 2003.)
Um grande beijo, com uma vontade contida, à todos vcs, com um desejo de boa noite!!!

4 comentários:

érica disse...

somos realmente insatisfeitos natos... passamos a vida num desejar sem fim. mas como querer o não conquistável e lidar com isso? como nao sentir-se impotente diante de algo que se quer e não se pode ter? vivemos então entre realizações e frustrações... polos distintos que compõem nossas alegrias e mazelas.

érica disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
érica disse...

entra na campanha com a gente...
é por uma causa nobre: a vida e o amor!

Carol disse...

Olá, vim retribuir a visita e gostei das reflexões...