10.10.15

Eu estava desejando muito sol para este feriado prolongado, mas o dia amanheceu sob uma cortina de fina garoa.
Não tem importância, assim estendo minha preguiça.
E fico então um tanto mais contemplativa.
Ah...e dentre os 1000 motivos de amar Lisboa, encontrei mais um: a Caza das Vellas Loreto.


Vela é algo que sei fazer bem, pena que não tenho tempo...porque não sei fazer velas com pressa.
Derreter a parafina, colocar essência, corantes, ajeitar o pavio, travá-lo, dar forma e acabamento às velas é algo que me dá prazer.
Aprendi diversas técnicas mas gosto mesmo é de trabalhar com formas variadas.
Uma das minhas melhores experiências foi com cera de abelha. Tive sorte de ter um apiário aqui do lado. Pude experimentar a cera de abelha em todas as suas formas: alveoladas, em flocos, bruta e clarificada.
Ela é mais maleável, tem um aroma característico agradável e produz maravilhosos  lápis de cera:



Entre os Romanos fazia-se o uso da cera para modelar o perfil humano. Além disso, produziam frutas de cera que eram impossíveis de ser diferenciadas das originais.
A cera de abelha era usada, dentre outras aplicações, como pagamento de tributos, taxas e multas.
Bem, agora só preciso conhecer as velas da Caza Loreto.
Acho que no próximo feriado, 20 de novembro, vou aproveitar a casa em silêncio, comprar corantes e produzir alguns lápis de cera!!!


Nenhum comentário: