(...)Soon oh soon the time
All we move to gain will reach and calm
Our heart is open
Our reason to be here(...)
30.9.09
Yes, Soon
Uma excelente quarta feira para todos :o)
29.9.09
Gostaria de perguntar à ela o propósito de vir visitar-me tantas vezes e manter-me aqui. Na primeira vez eu estava ainda no útero da minha mãe.O meu mundo parou com o choque sofrido pela minha mãe com a morte da minha avó. No momento do meu nascimento novamente tudo parou.E quando a face da morte sorri prá vc, vc pára de existir.O coração pára de bater e o mundo exterior fica bem distante, quase uma outra realidade.Eu tinha até me esquecido dela quando aos 17 anos sofri um acidente de carro. Desta vez eu desmaiei e quando acordei vi a minha amiga já distante.Mas mesmo assim meu mundo parou. Eu não ouvia coisa alguma e as imagens eram confusas.Ela acenou-me de longe e partiu. O último encontro foi no assalto violento que sofremos.E apesar de fazer-se presente, desta vez ela me acalmou.Depois que ela sorriu prá mim e foi-se embora, eu pude respirar aliviada e enfrentar com maior tranquilidade os ladrões.Foi o que me permitiu dialogar com eles com a calma que o momento exigia.Acredito que a morte esteja me testando e é com amor que tenho dialogado com ela.E espero que este diálogo se prolongue por muitos e muitos anos...
Vou-me embora pra Pasárgada
E como farei ginástica
Em Pasárgada tem tudo
E quando eu estiver mais triste
28.9.09
Acho que foram as "gomas" que me seduziram :o)
Estado de Sítio
27.9.09
Outro dia encerrei um post com esse parágrafo.E o maior presente que quem escreve pode receber é ver seu texto citado com extrema propriedade por outro autor, num contexto totalmente irrepreensível. Aliás, sinto-me honrada de figurar em tão perfeito texto escrito pela Luma lá no Luz de Luma. O texto dela é original, inteligente, reflexivo e deliciosamente bem escrito.Não deixem de ler...o título do post é Assombros Brasileiros e intolerâncias.
E o que eu estou fazendo em frente do computador às 6 da manhã de um domingo? Acho que é o hábito de acordar cedo ou então reflexo do dia de ontem dedicado à preguiça e ao dolce far niente.Eu conheço gente que consegue viver uma vida inteira sem fazer nada, mas esse não é o meu caso.Um dia é mais que suficiente para eu matar a vontade, muitas vezes incontrolável :o)
Bom dia!!!
26.9.09
Logo mais vou terminar de assistir o filme que comecei ontem à noite: 21 (traduzido como Quebrando a Banca).Produzido e estrelado por Kevin Spacey, que eu gosto muito e que tem uma das caras mais cínicas do cinema, é baseado num golpe real que alguns estudantes do MIT deram nas mesas de Blackjack dos cassinos de Vegas.
É protagonizado pelo jovem ator inglês Jim Sturgess, famoso por Across the Universe. O trabalho dele sempre é muito bom :o)
25.9.09
24.9.09
23.9.09
22.9.09
Andrea Bocelli - Canto Della Terra
Bom dia!!!!
Hoje comemoram aniversário Andrea Bocelli, Diogo Mainardi e meu irmão.
Parabéns à todos :o)
21.9.09
Vanessa Mae - Nessum Dorma
Acho lindo!
None shall sleep! None shall sleep! Even you, O Princess, in your cold bedroom, watch the stars that tremble with love and with hope!"
20.9.09
19.9.09
18.9.09
16.9.09
"Ando há 30 anos à procura de um partido que me diga claramente como vai aplicar os meus impostos e cumpra as suas promessas. Três deles já deram repetidas provas de serem incapazes. Porque não apostar noutro desta vez? Se um partido me disser que os impostos serão aplicados nas melhorias da saúde e da educação e apresentar medidas concretas em que eu acredite, terá o meu voto. Caso contrário (porque nunca deixarei de votar), talvez dê a oportunidade a quem nunca governou." (Carlos Barbosa de Oliveira)
O dia em que a Terra parar
Estou um tanto perdida com o facebook.Algumas amigas me convidaram e eu aceitei...mas é muita informação simultânea para uma pessoa só. Do tipo daqueles televisores que se dividem em quadros e cada qual transmitindo um canal diferente. E assim acabo perdendo muito tempo por lá.
Li algumas notícias sobre os vizinhos e resolvi comentar:
VENEZUELA (AFP) - As recentes compras de armas russas realizadas pela Venezuela foram "forçadas" pela presença de tropas americanas em várias bases militares da Colômbia, disse o presidente Hugo Chávez na noite desta segunda-feira.
"Não queríamos comprar armas, mas o que podemos fazer quando os ianques montam sete bases logo ali?! Estamos nos equipando para a defesa. Que ninguém pense em se meter conosco" - advertiu Chávez em um ato público em Caracas.
COLOMBIA(Terra Noticias) - As armas compradas pelo governo colombiano são instrumentos para recuperar a ordem pública interna do país e não visam a uma corrida armamentista na região, afirmou nesta terça-feira o presidente Alvaro Uribe.
"Desde que nosso governo começou, tomamos a decisão de dotar o país dos instrumentos para recuperar a ordem pública interna, sem pensar numa corrida armamentista", assegurou o presidente. A declaração de Uribe coincide com o início, em Quito, da reunião dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em um ambiente de desconfiança e tensão gerado pelo acordo militar da Colômbia com os Estados Unidos e as compras de armamento da Rússia pela Venezuela.
BOLÍVIA (AE-AP) - O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou no dia 7 que a compra se aviões será da China ou da Rússia, caso os EUA não autorizem a venda para a Bolívia de seis aeronaves de fabricação checa, com tecnologia norte-americana. A Bolívia anunciou em março a compra das aeronaves checas por US$ 57,8 milhões, mas ainda não há uma resposta dos EUA. O ministro ressaltou que a Bolívia "é um Estado pacifista".
BRASIL (Reuters) - O Brasil iniciou negociações com a França para comprar 36 jatos Rafale, informaram os dois países em um comunicado oficial conjunto nesta segunda-feira, durante visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao país. Em troca, a França concordou em comprar cerca de 12 aviões de carga militares KC-390, fabricados pela brasileira Embraer.
A França, em busca do primeiro comprador de aviões de guerra Rafale em outro continente, tem disputado com Estados Unidos e Suécia para vender 36 jatos para renovação da força aérea brasileira. (Reportagem de Yann Le Guernigou)
Vamos lá, o Brasil comprar alguns jatos eu acho normal por conta da preocupação com a Amazônia, principalmente por causa da biopirataria e dos narco traficantes. Agora acho estranha a política e a movimentação de alguns vizinhos.Chavéz acha mesmo que pode competir com o poder bélico americano? O uso de uma simples bomba PEM - de Pulso Eletro Magnético - levaria um país inteiro à idade das trevas. Embora não letal , é extremamente destrutiva, porque a intensidade do pulso pode desde neutralizar o controle de veículos, até fritar equipamentos elétricos e eletrônicos . Seria uma interrupção drástica em todo o sistema moderno de vida.
Bem, eu que não entendo nada de movimentações políticas armamentistas, estou achando tudo muito estranho...vamos observar o rumo dos acontecimentos...
15.9.09
Ghost
Em homenagem ao ator, o video do filme que o fez mais famoso.
O filme é bom como ficção pq na verdade de todas as pessoas amadas que perdi, nenhuma voltou para dizer Olá!
Certa vez numa entrevista eu disse que o documentário tem vida própria.Por melhor que seja o roteiro, num determinado momento a realidade escapa à forma.Quando em contato com esta realidade o imprevisível sempre acontece. No documentário estamos lidando com pessoas de verdade e não atores.Por mais que eles se sintam intimidados com a câmera sempre deixam escapar um traço da sua personalidade, uma particularidade, seja na alegria ou na tristeza. É apaixonante!!!
14.9.09
Considerações de segunda feira
Eu queria ser só um pouco mais constante, mas aí acho que já é interferência astrológica. Meus desejos são muitos e ampliar meus horizontes com novas paisagens está sempre em primeiro plano, mas isso não significa que seja a prioridade do momento. Deixo ainda no campo dos desejos e não da prática. Quando der eu vou...sou grata por tudo o que já conheci :o)
Muitos me acham um pessoa boa e outro dia até me perguntaram porque eu sou assim. E inclusive se eu espero que, agindo assim, as pessoas melhorem. Não, não espero nada, sou assim pq não sei ser de outro jeito. O amor altruísta me faz bem. Talvez eu tenha me cansado de ver tanta gente egoísta por aí :o)
Minha formação é também acadêmica, mas rejeito o rótulo. Já adolescente aprendi muito mais nas relações humanas do que na escola. O universo acadêmico pode dar uma falsa idéia da realidade. Já caminhei por muitos mundos e a realidade não está toda nos livros.Muito aprendi com as trocas que a vida me proporcionou.Um olhar, uma expressão, um gesto...estava tudo lá, sem a necessidade de uma única palavra.Talvez eu seja uma boa observadora e isso ajuda muito na minha forma de relacionar-me com o outro :o)
Amo as pessoas e estar com elas, mas preciso de um tempo só meu, isso é sagrado. É nessas horas que converso comigo e tento resolver meus problemas, aqueles que não gosto de admitir. Estar em contato direto com a água é outro modo de me conectar a mim mesma.É na água tb que encontro forças.Sou de combater e não de correr.Embora fosse mais sensato que algumas vezes eu corresse. Costumo enfrentar os meus fantasmas e mandá-los embora, mesmo que eles voltem :o)
13.9.09
Katie Melua "Learnin' the Blues"
E agora que não se pode mais fumar em ambientes internos? Teremos de desrespeitar a lei para filmar ??? Ou ainda, do jeito que as coisas caminham, atrizes que concordem em fumar em cena será raridade...
12.9.09
Um pouco de trabalho doméstico, para quem não está acostumada, faz milagres. Logo cedo me coloquei na cozinha para preparar o bolo. Não é por nada, não, mas ficou divino, daqueles bolos que as avós faziam.A massa fofinha e o recheio de brigadeiro transbordando pelas beiradas.Mas os meninos ainda não provaram. Desde às duas da tarde estão chegando moleques por aqui. Agora sobraram onze meninos e uma mocinha.Eles já andaram de bicicleta, rolaram o barranco, nadaram, deitaram na grama, enlouqueceram os cachorros, comeram, beberam, dançaram, jogaram mímica e estão agora escutando música. E só agora tb é que eu tive tempo para me sentar aqui com calma e tranquilidade.Mas está ótimo, pq assim o dia passou rapidinho e eu nem pude pensar muito :o)
11.9.09
Katie Melua - If The Lights Go Out
Em memória das vítimas de todos os atentados que já vivemos...
E eu me pergunto até quando ?
Tirando dúvidas:
Dizemos de pé, quando aludimos à posição contrária à de sentado ou deitado:
O meu professor dá as aulas sempre de pé.
Põe-te lá de pé e ouve-me.
Estou de pé desde as seis horas da manhã.
As árvores morrem de pé.
Dizemos em pé, quando nos referimos à posição de erecto, firme, levantado, sem pretendermos contrapô-la à de sentado ou deitado:
O João é aquele que está ali em pé, à esquina da rua.
(Fonte: www.ciberduvidas.com)
10.9.09
Vou buscar o filho na escola e ele fala:
- Mãe, sábado é aniversário do fulano.
- E aí?
- Aí que a gente quer fazer uma festa prá ele lá em casa?
- Pq lá em casa?
- Pq a gente quer fazer pizza.
- Ahhhhhh...entendi.
- Não, mas não é o que vc está pensando. A gente vai fazer uma vaquinha, comprar os preparos e a gente mesmo é que vai fazer a pizza.
- E quem é a gente mesmo que vai fazer a pizza?
- Eu e o fulano, pode ficar tranqüila que tá tudo no esquema.
- Sei.
- E não precisa se preocupar que não vai ter bebida alcóolica.
- Ah, é?
- O mãe, o que vc tá pensando???
- Eu...nada.
- Só tem uma coisa.
- O que é?
- Vc faz o bolo?
- Mas esse menino não tem mãe?
- Ah...a mãe mora em outro lugar, sei lá.Ele mora com a avó e ela não sabe fazer bolo.
- Tá...bolo do quê ?
- Chocolate com cobertura de brigadeiro, pode ser?
- Pode.
- Pode??? Tem certeza?
- Olha...não pergunta muito que eu mudo de idéia.
Quando os filhos conhecem bem os pais o diálogo pode ser bem suscinto.
De qualquer forma fazer um bolo não me custa nada e eu prefiro que eles fiquem fazendo bagunça aqui em casa do que na rua.
Outro livro que estou lendo, aos poucos, é Vozes Femininas - gêneros, mediações e práticas de escrita. É uma edição de 530 páginas, em letras miúdas, que reúne textos coletados em 2001, no seminário que deu nome ao título.Os textos abordam temas como identidade social, imaginação artística, técnicas de comunicação e modalidades diversas de produção. Foi nele que descobri que o Brasil teve uma grande produção de textos escritos por mulheres sobre o período colonial e principalmente sobre os sistema escravagista. Só que hoje não temos contato, e nem acesso, à maioria deles. A sociedade acaba não tendo uma real noção do que foi aquele período.O que se sabe é somente o que está nos livros oficiais de história.O que é uma pena, porque esta ignorância dos fatos só vem reforçar o preconceito que insiste em colocar a raça negra numa posição de inferioridade. E assim caminha a humanidade...
9.9.09
Caim, de José Saramago
Se vcs clicarem aí ao lado na lista de blogs no nome de Jose Saramago, vão poder ler um pouco mais sobre CAIM.
Não vou dizer que O Evangelho tenho abalado minhas estruturas porque elas já eram um tanto abaladas, mas que deu uma arranhadinha, isso deu :o)
Principalmente no tocante à justiça e me parece que Saramago volta ao tema agora com CAIM.
Estou contando os dias!!!
Andrea Bocelli Live - Cuando Me Enamoro
Enquanto atravessava do campo para a cidade hoje cedo, debaixo de uma cortina branca de chuva e algumas poucas lanternas vermelhas, ia cantando essa música pelo caminho.
Uma forma divina de acordar :o)
8.9.09
Hoje cedo encontrei um funcionário bem antigo da empresa e achei-o meio derrubado. Eu, com esse meu jeito fofo de ser, já fui logo perguntando o que se passava. E ele descarregou tudo o que lhe deixava daquele jeito.Até mesmo os questionamentos sobre o sentido da vida com umas respostas nada otimistas.No final da tarde, tendo de pegar um daqueles 4 elevadores, sempre lotados, também fiquei me perguntando qua era o tal sentido.Aindo escuto no elevador um diálogo que me deixou um tantinho pior. Dois molecotes, de uns 12 ou 13 anos , conversavam sobre a visão do elevador panorâmico. O mais baixinho, que batia abaixo do meu ombro dizia :
- Olha, dá prá ver a Glicério lá na frente.
- Aonde? Que não estou vendo.
- Alí na frente. apontava o menino com um monte considerável de contas pagas na mão. Provavelmente trabalhava de office boy em uma daquelas quase 600 salas. O elevador ia parando nos andares, as pessoas iam se apertando e os meninos falando. Aí o maior deles disse:
- Eu queria volta à estudar, mano.
- Por que não volta?
- Quando eu saí a diretora disse que se eu quisesse voltar, minha mãe ia ter que ir lá.
- Ué? Pede prá ela.
- E até parece que ela vai, né?
- É , aí é dificíl.
E os dois continuaram a acompanhar o trajeto do elevador.
7.9.09
Mulheres Possíveis
"Os outros candidatos nem se pronunciaram ainda, as deslumbradas já se assanharam. Isto é uma eleição para presidente do Brasil, aquele que ficará responsável pelo futuro da nossa Pátria. Está todo mundo condicionado para votar em mulher, só porque o PT colocou uma mulher candidata. Vocês não têm personalidade??? Vão na onda??? Na história da humanidade, jamais existiu uma mulher que tenha sido boa governante. Uma que deixou seu nome na História foi Cleópatra, mas não foi pelos qualidades administrativas, mas pelas suas qualidades atrativas. Tem ainda aquela rainha Elizabeth I que mandou matar sua prima Mary Stuart, por inveja. Mulher dá nisso. Elas governam de acordo com a TPM."
"A 'aparição' da Marina só vai valer para uma coisa: os mulhermaníacos (que têm mania de votar em mulher), vão ficar meio baratinados, com tantas opções. Os votos ficarão divididos. Vai ser bom para os outros candidatos que terão chance de serem avaliados com melhor critério."
"Isto não é desfile de deslumbradas. Isto diz respeito a eleição de um presidente que vai governar o Brasil.Elas estão aparecendo na mídia (campanha política indireta) antes do tempo, o que é ilegal.Por trás delas tem é muitos espertalhões que querem governar por debaixo das saias delas. Um até já se prontificou a ser o vice da Marina - Gilberto Gil."
Bem, concordo que o povo brasileiro hoje não tenha lá muitas opções, afinal a nossa política anda toda mesmo meio interligada. Mas de todos possíveis candidatos que aí se encontram ela é a mais coerente.Sua posição sobre a educação ambiental e a educação como um todo tem bons argumentos.
E isso vem me lembrar da conversa que tive com minha cunhada ontem no almoço. Ela é professora numa escola da rede estadual.Na verdade o seu trabalho hoje é um tanto diferente de lecionar em sala de aula.Ela é professora de Português, responsável pela biblioteca e também por montar grupos de leitura e discussão. Ela disse que o governo do estado entupiu a escola de material escolar. São livros, apostilas, cadernos, canetas, borrachas e até lápis de cor.Ela tem lá pelo menos três kits para cada aluno, enquanto na Amazônia as crianças não tem papel e lápis para escrever.E essa realidade é conferida pelo cara metade que anda pela região (Amazonas e Pará) algumas vezes ao ano. A população ribeirinha com quem ele realiza contato não pede roupas e sapatos, nem comida, pede livros para os filhos.
Aqui a diretora da escola está conseguindo junto à uma Igreja Evangélica famosa um caminhão para levar o excedente para essa população ribeirinha.Isso porque ela tentou antes o governo do estado e ele lavou as mãos.E por sinal, essa negocição toda está sendo feita por mulheres. Mulheres estas que foram orientadas à enviar o excedente para a reciclagem. Aqui estaria indo para o lixo o que lá na região amazônica falta. E o mais absurdo é que estamos falando de livros e materias didáticos, a base da educação, que é a base de uma nação.Será que o discurso da Marina é tão errado assim? Assistam aqui uma entrevista que traduz um pouco deste discurso.
”Não há nada de mais poderoso no mundo do que uma idéia cujo tempo já chegou”, frase de Victor Hugo, usada por Leonardo Boff num artigo falando sobre a possível candidatura de Marina.
6.9.09
5.9.09
Muita gente critica essa interação que eu considero saudável. Chamam de excesso de abstração o que eu considero um remédio para a alma. Somos mente e corpo, certo? Eu acredito que somos também espíritos, ou almas e assim dotados de energia. E essa energia não tem formas que a prenda e a alma não é pequena. Fora isso não somos absolutamentes nada, só uma carcaça fadada à decomposição. Portanto, ao nos relacionarmos virtualmente com outras pessoas, de forma agradável e verdadeira, compartilhamos boa energia. Pensar o bem do próximo, por mais distante que ele esteja, é uma forma eficiente de estarmos próximos. E se o mais importante para mim é a minha alma, então não tenho do que reclamar, só posso mesmo é agradecer.
E assim sendo agradeço à todos vocês que costumam passar por aqui e que por inúmeras vezes fazem o meu dia melhor.Afinal não é todo dia que acordamos alegres e satisfeitos. E uma canceriana com ascendente em câncer acompanha todas as flutuações planetárias. Tenham certeza que aqui a boa energia, as boas palavras e os bons pensamentos são sempre muito bem recebidos.Obrigada!
P.S. Foto Google
4.9.09
Magal - Tenho
Eu gosto da música do post anterior, mas fiquei pensando que não combina muito com um dia cinza como o de hoje.
Afinal hoje estão todos comemorando os 2 anos de vida do Crônicas do Rochedo. É motivo de alegria!
Aí lembrei-me deste video. Magal foi considerado por muito tempo o rei do brega... ele é engraçado mesmo...então tirem uns minutos para se divertirem um pouco :o)
Margareth Menezes e Luis Represas
Existem músicas que eu gosto e pronto, sem motivo aparente...prá quê razão?
Bom dia!!!!
3.9.09
Cadê a maldita?
Bem, o pedido de fraldas vem para as tantas crianças que moram no abrigo mantido pelo Centro Corsini. São crianças com históricos de vida que nem merecem ser citados. Lá elas aprendem o que significa amor, atenção, carinho e cuidado. Muitas vivem muito bem com a medicação, outras nem tanto. Vai de cada organismo.Se já é dificíl um adulto conviver com a doença, imaginem só as crianças, que nem responsáveis pela contaminação são. E falar em responsabilidade é dificíl depois de conhecer a vida de muitas pessoas que se tratam por lá. A batalha do pessoal do Corsini é árdua, diária e constante.E eu não tenho vergonha de pedir por eles :o)
2.9.09
Brasileirinho: Grandes Encontros do Choro Contemporâneo
Pois é, minha gente! Precisou vir um finlandês aqui para fazer um filme sobre o querido chorinho...
Grupo Brasileirinho de Samba e Chorinho (Pedacinho do Céu, Ave Maria e Brasileirinho)
Acho lindo um chorinho...
Me diz se não é a trilha sonora perfeita para uma mesinha de bar, de preferência na calçada, bebericando algum destilado de qualidade, provando uns petiscos e jogando muita conversa fora com alguns bons amigos!!!
Porque dançar eu não danço :o)
Summer - Joe Hisaishi
Música de Joe Hisaishi, consagrado compositor japonês, tb conhecido Mamoru Fujisawa , que produziu a trilha de praticamente todos os filmes de Miyazaki como Naushika, o Castelo Animado e Princesa Mononoke.
Esta música especificamente foi feita para o filme Kikujiro No Natsu
Maninha - Chico Buarque de Holanda
Resolvi fazer esta semana de Chico...afinal tenho saudades das almas com perfume de jasmim...
1.9.09
DIÁRIO SECRETO DE UM ROTEIRISTA
Doc Comparato
" O que segue é um conjunto de observações, notas e apontamentos que escrevi sobre a Oficina de Roteiros com Gabriel García Márquez, aliás, Gabo, que aconteceu em Cuba em 1987. Este material escrito é pessoal e não reproduz nenhum momento de meu trabalho na Oficina de Roteiro, já que existe um livro que transcreve os diálogos e o método de trabalho desenvolvido por mim e Gabo para criar uma minissérie internacional ao lado de dez jovens roteiristas latino-americanos.
A minissérie se chamou Me alugo para sonhar, foi estrelada por Hanna Schygulla e teve produção espanhola. Ela foi exibida com sucesso em vários países europeus e sul-americanos. Sua distribuição foi internacional."
Obs: O Diário Secreto de um Roteirista é parte integrante da nova edição do guia "Da criação ao Roteiro" - Summus Editorial (2009) - disponível para venda a partir de 10 de setembro de 2009.
Num outro trecho ele escreve:
" O tempo e o vento foi um dos três livros que estudei para escrever Cem anos de solidão. Veríssimo foi genial ao manejar a saga de uma família através dos tempos. É uma pena que tão poucos brasileiros reconheçam isso. Enfim escolhi você para trabalhar comigo porque conseguiu adaptar minha fonte inspiradora."
Aqui em casa eu tenho todos os 7 volumes, além dos DVDs da minissérie adaptada pela Regina Braga e pelo Doc Comparato. É uma verdadeira obra prima! Se fosse eu no lugar do Comparato, ao ouvir essa frase, eu teria tido um orgasmo.
Chico Buarque e Telma Costa - Eu te Amo
A música eu não tenho nem o que dizer, considero linda. E algumas imagens desse video me transportam para aonde eu queria estar agora. Um excelente final de segunda feira para todos :o)
Outro dia, o que li no Crônicas do Rochedo me colocou à pensar:
"Duas mulheres, de 39 e 42 anos, atraíam homens adultos para encontros sexuais. Drogavam-nos e depois roubavam-nos. Estão em prisão preventiva, a aguardar . Um homem de 45 anos conheceu uma jovem de 13 através da Internet.Atraíu-a a um hotel. Violou-a e filmou-a. A polícia presume que terá vendido o filme. Aguarda julgamento em liberdade."
O comentário de um leitor chamou-me a atenção:
"Não me surpreende. A pedófilia sempre foi um entretém de gente influente, endinheirada.(...)Mas, há muito que ouço falar disto.Sempre existiu, sempre foi aceite na "alta roda", por isso dificilmente será erradicada e severamente punida. Já roubar uns outros tantos tarados, isso é um crime hediondo."
Colocando-me a pensar novamente, vejo que cada vez mais entendo menos a sociedade aonde vivo. Pedofilia e abusos sexuais contra mulheres sempre existiram e pelo jeito vão continuar, talvez só mais veladamente e em contra partida de forma cada vez mais naturalizada.Eu me espanto quando as pessoas acham que tudo é normal!
Entrevistando uma mulher com uma história de vida bem interessante, soube que no interior da região Sudeste, naqueles lugares bem distantes da civilização, em comunidades bem carentes, era comum até uns 40 anos atrás o sogro ou padrinho tirarem a virgindade da noiva, se assim ela o fosse, na noite de núpcias.O sexo também era moeda de troca por lá, servia para quitar dívidas dos maridos no bar, no jogo e até na mercearia. Isso talvez justifique, mas não desculpe, o alto índice de alcoolismo das mulheres dessas comunidades.
Aí fiquei refletindo sobre a relevância desta informação para o meu roteiro.Sinto que as pessoas vão assistir e dizer: Ah, tá! A minha personagem central em questão, depois de ver e sofrer tanta fome e abusos decidiu mudar a própria vida. Mas ela é uma entre milhões e milhões de brasileiras Eu ainda não terminei este roteiro porque fico me perguntando se as pessoas não vão achar tudo normal.
Tem dois momentos importantes da narrativa, até o ponto de virada.Um é quando o pai , escondido, mata o gato da família para servir de comida, afinal eles não tinham mais o que comer.E outro é quando o tio vai cobrar um dívida do pai e este oferece a mulher em troca. E alguns minutos depois o tio bate a porta do barraco todo satisfeito. A coisa toda é muito séria e tenho receio que achem graça.
Mais uma vez eu tenho de me lembrar que escrevo para mim e não para os outros. Neste caso específico não é nem para mim, é para a pessoa que me pediu que escrevesse o roteiro da sua vida.Enfim, vou dando continuidade à ele.
Por dez dias agora estarei sobrecarregada. Além do trabalho normal, dos roteiros, das filmagens e dos encontros com os amigos, ainda terei a casa toda sobre minha guarda uma vez que o cara metade acabou de embrenhar-se novamente pela floresta amazônica. E meu filho está em semana de provas e aos 13 anos esse não é bem o seu forte.
Ontem ficamos até meia noite revisando a história: Revolução Industrial e Francesa.Fomos das colonias inglesas, independência das 13 colônias da América do Norte até a queda da Bastilha e decapitação de Luís XVI. Mas honestamente é um assunto que gosto.
Amanhã ele terá prova de Ciências que na verdade é Biologia. E dessa parte eu ainda entendo.Poucos sabem que quando eu cursava Comunicação Social, cursei um ano da faculdade de biologia à noite. Aliás acho que circulei por todas as áreas humanas e biológicas que podia, até instrumentação cirúrgica eu fiz. Só não fiz veterinária porque a faculdade mais próxima era muito longe. Ainda bem que meu filho vai bem em matemática , porque definitivamente nessa área ele não pode contar com a minha ajuda.
Voltando ao início do post, ficarei um período menos criativa, mas mesmo assim estarei por aqui, nem que seja para falar de blá blá blás :o)