15.9.09

"Acho que Cinema Direto é a melhor maneira de definir o que tentei fazer na Índia, ou nos documentários que rodei da França em 1972 ou nos americanos que fiz mais tarde"(...). "O que chamo de Cinema Direto é um tipo de documentário no qual você improvisa tudo e trabalha com uma equipe mínima. Você não tenta organizar a realidade, você apenas tenta seguir para onde seu interesse ou sua curiosidade o leva, e mais tarde tenta dar sentido a isso na sala de montagem. É um cinema de instinto, de improvisação, um cinema muito do presente".
Certa vez numa entrevista eu disse que o documentário tem vida própria.Por melhor que seja o roteiro, num determinado momento a realidade escapa à forma.Quando em contato com esta realidade o imprevisível sempre acontece. No documentário estamos lidando com pessoas de verdade e não atores.Por mais que eles se sintam intimidados com a câmera sempre deixam escapar um traço da sua personalidade, uma particularidade, seja na alegria ou na tristeza. É apaixonante!!!
Louis Malle: foi casado com Candice Bergen, assistente de Jacques Cousteau, formado em Ciências Políticas pela Sorbonne e fez filmes que geraram muita polêmica na época em que forma lançados.Gosto particularmente de Adeus Meninos!
Morreu aos 63 anos , vítima de câncer, assim como Patrick Swayze , depois de uma árdua batalha de quase 20 meses contra a doença.

Nenhum comentário: