18.7.12

Por que é que tudo parece acontecer ao mesmo tempo justamente quando estamos sem tempo???
Nem me lembro mais quando é que começou esta semana.Parece que faz quase um ano...
Tenho uma pilha de notícias não muito agradáveis, um tornozelo torcido (sem graves consequências), a secadora quebrada, mais compromissos que espaço na agenda de trabalho, prazos, a carteira de motorista vencendo no final do mês, dois novos roteiros para escrever e entregar até segunda feira, um livro para ler e devolver, o sábado já comprometido e mais uma série de pequenas coisas.Isso sem contar a vontade enorme de fazer crochê e tricô.
Não é falta de organização, mas sim a eterna mania de abraçar mais do que deveria.
As horas dos meus dias não consigo mais contar num simples relógio.Seria mais eficiente um cronômetro.
Prometo, à partir de hoje, tentar não me comprometer simultaneamente tanto com tanta coisa!

16.7.12

"De repente, classe C" 

  Leandro Machado

publicado na FOLHA DE S. PAULO desta segunda feira (16/07/2012)


"Eu me considerava um rapaz razoavelmente feliz até descobrir que não sou mais pobre e que agora faço parte da classe C.
Com a informação, percebi aos poucos que eu e minha nova classe somos as celebridades do momento. Todo mundo fala de nós e, claro, quer nos atingir de alguma forma.
Há empresas, publicações, planos de marketing e institutos de pesquisa exclusivamente dedicados a investigar as minhas preferências: se gosto de azul ou vermelho, batata ou tomate e se meus filmes favoritos são do Van Damme ou do Steven Seagal.
(Aliás, filmes dublados, por favor! Afinal, eu, como todos os membros da classe C, aparentemente tenho sérias dificuldades para ler com rapidez essas malditas legendas.)
A televisão também estudou minha nova classe e, por isso, mudou seus planos: além do aumento dos programas que relatam crimes bizarros (supostamente gosto disso), as telenovelas agora têm empregadas domésticas como protagonistas, cabeleireiras como musas e até mesmo personagens ricos que moram em bairros mais ou menos como o meu.
A diferença é que nesses bairros, os da novela, não há ônibus que demoram duas horas para passar nem buracos na rua.
Um telejornal famoso até trocou seu antigo apresentador, um homem fino e especialista em vinhos, por um âncora, digamos, mais povão, do tipo que fala alto e gosta de samba. Um sujeito mais parecido comigo, talvez. Deve estar lá para chamar a minha atenção com mais facilidade.
As empresas viram a luz em cima da minha cabeça e decidiram que minha classe é seu novo alvo de consumo. Antes, quando eu era pobre, de certo modo não existia para elas. Quer dizer, talvez existisse, mas não tinha nome nem capital razoável.
De modo que agora elas querem me vender carros, geladeiras de inox, engenhocas eletrônicas, planos de saúde e TV por assinatura. Tudo em parcelas a perder de vista e com redução do IPI.
E as universidades privadas, então, pipocam por São Paulo. Os cursos custam R$ 200 reais ao mês, e isso se eu não quiser pagar menos, estudando à distância.
Assim como toda pasta de dente é a mais recomendada entre os dentistas, essas universidades estão sempre entre as mais indicadas pelo Ministério da Educação, como elas mesmas alardeiam. Se é verdade ou não, quem pode saber?
E se eu não acreditar na educação privada, posso tentar uma universidade pública, evidentemente. Foi o que fiz: passei numa federal, fiz a matrícula e agora estou em greve porque o campus cai aos pedaços. Não tenho nem sala de aula.
Não que eu não esteja feliz com meu novo status de consumidor, não deve ser isso. (Agora mesmo escrevo em um notebook, minha TV tem cem canais de esporte e minha mãe prepara a comida num fogão novo; se isso não for felicidade, do que se trata, então?)
O problema é que me esforço, juro, mas o ceticismo ainda é minha perdição: levo 2h30 para chegar ao trabalho porque o trem quebra todos os dias, meu plano de saúde não cobre minha doença no intestino e morro de medo das enchentes do bairro.
Ou seja, ao mesmo tempo em que todos querem me atingir por meu razoável poder de consumo, passo por perrengues do século passado. Eu e mais de 30 milhões de pessoas – não somos pobres, mas classe C.
Deixa eu terminar por aqui o texto, porque daqui a pouco vão me chamar de chato ou, pior, de comunista. Logo eu, que só li Marx na versão resumida em quadrinhos. Fazer o quê, se eu gosto é de autoajuda?"
LEANDRO MACHADO, 23, é estudante de letras na Universidade Federal de São Paulo, mora em Ferraz de Vasconcelos (SP) e escreve no blog Mural, da Folha de São Paulo.

15.7.12

Pronto! Agora acabaram os festejos do meu aniversário.


A noite estava gelada, mas pizza, vinho e bons amigos deram conta de nos aquecer.





Receita básica de massa de pizza para forno à lenha (genérica da feita na Bráz Pizzaria)

60 gr de fermento fresco
50 ml de azeite
650 ml de água morna
2 colheres de (sobremesa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 kg e 200 gr de farinha de trigo

Antes de começar é imprescindível saber que a qualidade dos ingredientes afeta diretamente o produto final. Outra dica: não é preciso entupir a pizza de recheio.Deve existir um equilíbrio entre os sabores da massa, do molho e do recheio.
Orégano e manjericão são adicionados depois que a pizza sai do forno.

Misturo o fermento com o açucar. Quando o fermento amolece, adiciono 2 copos de água morna e 4 colheres de farinha.Deixo o fermento e a farinha agirem. Depois acrescento o azeite , o sal, o restante da água e por fim a farinha toda, aos poucos e até a massa soltar das mãos. Deixo crescer até dobrar de tamanho (aprox.por uma hora).Depois é só dividir a massa em 8 bolas, que darão 8 discos de mais ou menos 30 cm de diâmetro (deixar crescer outra vez).Daí prá frente é com o pizzaiolo.

Molho de tomate super fácil:
400 gr de tomate sem pele e sem sementes no liquidificador com um pouco de azeite, sal e orégano.(Não cozinhar, o forno se encarrega disso.)
e con

13.7.12

Não teve jeito, de Nino Rota pulei para Morricone.
Eles são muito bons mesmo.
E este medley está lindo demais:


E voltei para os dois juntos:

12.7.12

A gente não escolhe quem ama (e nem mesmo quem deixa de amar).
Entre o real e o imaginário eu queria um tipo que me acompanhasse num show assim e que segurasse minha mão, enquanto eu me acabasse de chorar de emoção.Que durante o jantar, por horas e horas, dias talvez, não se cansasse de escutar o quanto foi mágico aquele momento.Assim, quem sabe, eu lhe perdoasse alguns pequenos deslizes.

11.7.12

Não tem jeito...nesse país só reclamando mesmo para funcionar.De tanto mandar e-mails e telefonar finalmente localizaram minha colônia.Segundo a atendente, houve um problema de logística na transportadora.Ah,vá!
Quanto aos eletrodomésticos queimados com o raio que veio pela força, a concessionária de energia negou meu pedido de ressarcimento, alegando que naquele dia não teve descarga elétrica na minha região, num raio de 13 km.Ah, tá, o que foi aquilo então, um raio extraterrestre super poderoso, que atingiu somente a minha casa??? Será que fomos abduzimos e eu não sei??? No final do e-mail eles dizem que eu posso recorrer...sei...
Agora anunciaram que tem um possível surto da gripe H1N1 no distrito aonde moro.Já não é a primeira vez que escuto isso e estou querendo até mesmo acreditar em teorias da conspiração muito criativas.Vou observar, vou observar...
E enquanto isso o friozinho continua....isso sim é presente!!!

10.7.12

Tudo bem que lido bem com o fato de estar mais para Madame Min do que para Maga Patalógica, mas devo também ter cara de criança fofa que adora doces.


Por todos os lugares por onde passei hoje me esperavam com bolos, docinhos e tortas.Não faltaram nem os salgadinhos de festa lá na filial.Só de provar um pouco aqui e outro alí já me sinto prestes a uma overdose de açucar.
Sou grata a tantos amigos e todos tão gentis, mas aos 45 já não comemos mais como aos 10.
O festival começou no domingo e só deve terminar no próximo sábado.
Agora à noite vou comer uma frutinha e pronto.Amanhã devo ficar só na saladinha e alimentação leve, porque na quinta tem mais.
Queixinhas injustificáveis à parte, meu dia foi excelente.Só estou meio chateada com uma compra que fiz pela internet e que não chegou.Me comprei de presente uma colônia, que segundo o site da marca, foi despachada no dia 02 de julho, e ainda não chegou.
Já enviei e-mail para o site da transportadora e da marca aonde realizei a compra.E até agora nada...amanhã tento outra vez!

9.7.12

Não sei se foi muita conversa, frio ou vinho, ou uma somatória de todos os fatores.
Passei o feriado aninhada e quietinha com um pouco de dor de garganta.Mas ninguém resiste a convidados que chegam com pão e vinho para o almoço.


Vieram um pouco mais cedo justamente para usufruir do clima da cozinha.E trouxeram além de vinhos de excelente qualidade, pão de nozes, torradinhas com ervas finas e croissants recém saídos do forno. Eu sempre achei que essa minha predileção pela combinação pão e vinho viesse das origens italianas, mas depois de conhecer melhor Portugal descobri que é mesmo lusitana.
E a semana promete mais.Já fiquei sabendo que o pessoal da filial preparou uma festinha surpresa para amanhã.Eu adoro esse mimo todo :o)
(Foto: Luis Prado)

7.7.12

Feriado prolongado... e gastronômico é tudo de bom.
Passei parte do dia na cozinha agilizando o almoço de amanhã.A couve já está lavada e picada bem fininha. O feijão branco farei com paio, linguiça calabresa e costelinha de porco. O paio e a linguiça já foram aferventados e fatiados.A costelinha está dessalgando.Alho e cebola descascados e cheiro verde lavado.
O que deu mais trabalho foi a cocada de leite condensado, que inventei de fazer com coco fresco.Sim, aquele que você tem que quebrar, tirar a casca e depois ralar.E foram dois.Depois fui prô fogão, misturando sempre para não queimar, até apurar.Não é por nada, não, mas o resultado ficou um espetáculo.

 
Como faz? Coloca na panela e vai mexendo sempre para não queimar até soltar do fundo e adquirir a cor da foto acima, ou até mais:
1 lata de leite condensado ( eu hoje usei 3 )
mais ou menos meio coco ralado ( usei 2 )
1 colher de chá de manteiga ou margarina ( usei 3 também )

6.7.12

Esta noite sonhei com você.
Um sonho tanto confuso, mas até engraçado.
O que importa mesmo é a sensação do seu abraço largo e afetuoso.
Obrigada por vir me confortar.



5.7.12

Enquanto o frio não vem...não é todo dia que dá certo, não é?



Como eu queria contar que meu dia foi ótimo.Mas que nada, minha semana foi puxada e eu me sinto exatamente como a moça da imagem.Diante de uma casa maior do que eu posso cuidar, com folhas acumuladas precisando de um destino e cansada de tanto varrer, varrer, varrer.E prá piorar escutei palavras duras que eu sei que a pessoa não quis dizer.Amanhã tenho um compromisso inadiável na filial pela manhã e uma reunião desagradável à tarde.E vou ter que acordar com um bonito sorriso na cara e muita paciência.
Hoje só quero deitar, fechar os olhos e fingir que nada aconteceu, aliás que nem saí de casa.



Obrigada pela força, Rod  ;o)

1.7.12

Primeiro dia de julho, mês de aniversário e de temperaturas mais baixas.
Excelente para uma xícara de chocolate quente e tricô na poltrona.Pois é, troquei as agulhas e agora estou tricotando um cachecol para o meu pai com a maravilhosa lá merino que ganhei no concurso do Bazar Horizonte.
Primeiro dia de férias e meu filho querido com uma luxação de tornozelo, depois de um capote que tomou andando de skate na rua.Eu bem que falei para tomar cuidado, mas ele retrucou que sabia cair...amanhã iremos verificar a extensão do problema e quantos dias de molho.E que sejam poucos porque no dia 21 começa outro campeonato regional.
 Mas deixa eu aproveitar bem o domingo porque ele está de férias, mas eu não. E amanhã é somente segunda feira.




E para afastar aquelas nuvens mais carregadas:

O FB tem dessas coisas:

Amor feinho
(Adélia Prado)

 Eu quero amor feinho.
 Amor feinho não olha um pro outro.
 Uma vez encontrado, é igual fé, não teologa mais.
 Duro de forte, o amor feinho é magro,
 doido por sexo e filhos tem os quantos haja.
 Tudo que não fala, faz.
 Planta beijo de três cores ao redor da casa
 e saudade roxa e branca, da comum e da dobrada.
 Amor feinho é bom porque não fica velho.
 Cuida do essencial; o que brilha nos olhos é o que é:
 eu sou homem você é mulher.
Amor feinho não tem ilusão,
 o que ele tem é esperança:
 eu quero amor feinho.


E a Rádio Terra tem dessas:

29.6.12

Bom dia!!!!!
Não é porque você tropeçou no pé da cadeira logo cedo que vai perder o bom humor não é?
Tome um café bem gostoso, assista o vídeo abaixo e vá à luta:



Changing the subject: Meu muito obrigada aos irmãos Lumière, Auguste e Louis, e à Léon Bouly, os criadores e divulgadores do cinematógrafo.As imagens abaixo, assim como tantas outras, não teriam movimento se não fosse o trabalho deles.Hoje milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, graças ao avanço da tecnologia, podem filmar o que bem entenderem. E que tal irmos até Silverthorne, no Colorado, agora, héin?



E falando em Colorado, o fogo tem feito estragos em Colorado Springs, desde o começo da semana.Vamos torcer para que chova logo por lá!

27.6.12


"*"
Frio combina com café
e chocolate quente,
que combina com a gente
"*"

26.6.12

Hoje recebi um abraço que fez valer um posicionamento que tomei há uns meses atrás.
Uma funcionária da filial perdeu em menos de 15 dias a avó e o pai.No mês seguinte o filho foi internado com suspeita de leucemia e passado mais um mês o marido perdeu o emprego.No início de maio ela foi parar no médico com estafa em alto grau.O psiquiatra a afastou do trabalho por 60 dias.
Aos prantos ela me procurou pedindo que eu não deixasse contratarem outra pessoa no lugar dela durante a sua ausência.E eu prometi que não deixaria.A verdade é que ela fez muita falta e que alguns colegas de trabalho até sugeriram uma outra pessoa para a função.Apesar das críticas, as diretas e as veladas, eu me mantive firme e fui driblando a situação.
E logo de manhã, ao chegar na filial, ela estava me esperando.Me deu um abraço apertado e disse:
- Me aguarde, semana que vem eu estou voltando.E muito obrigada, porque durante a minha crise você me deu total apoio, nem minha família fez isso por mim.
Alí me senti recompensada.E feliz por ter tomado a decisão que eu julgava estar correta.Eu arrisquei a minha posição, coloquei em prova a minha capacidade de discernimento.O que aconteceu foi bom para lembrarmos que sempre devemos tentar nos colocar do lugar do outro e que antes de sermos funcionários, somos humanos. E eu adoro abraços!

25.6.12

Delícia é começar a semana com ressaca de muito afeto recebido nos dois últimos dias.Cheguei no escritório de óculos escuros, além da voz rouca. Demorei um bocado para engrenar no trabalho.
No sábado revi amigos de infância e no domingo os amigos vieram em casa.Acho tão bom isso, mas não sou o tipo de pessoa que embala dias e dias nessa batida. Gosto do meu sossego também.
Estava tudo ótimo, rimos à beça, comemos, bebemos, relembramos o passado, fizemos planos para o futuro e brindamos o presente.Voltei no tempo como quando no final do meu aniversário de 5 anos minha mãe perguntou se eu havia gostado da festa e eu respondi:
-Gosti, mas não aguenti.


22.6.12

Muito se fala e pouco se faz. Mais uma vez a ação não acompanha o discurso. Existe a boa vontade, existe o desejo, mas é no campo das realizações que a coisa complica.Se todos abríssemos mão de um pequeno gesto rotineiro, fosse ele alguns minutos a menos no banho, escovar os dentes com a torneira fechada, consumir menos carne, só comprar roupas e sapatos novos quando necessário, repartir, reciclar, respeitar, aí sim estaríamos indo no caminho certo a passo firme. Mas o mundo todo precisa ainda de um pouco mais de afinação.

21.6.12

Quem quer me fazer companhia na cozinha hoje?
Eu juro que cozinhar sozinha não tem lá muita graça num dia chuvoso como este, ainda mais quando eu estou inspiradíssima.Quero fazer uma massa, ou como dizem os gourmets, uma pasta (e de preferência al dente).Estou disposta até a tomar um vinho.Tenho na geladeira uns tomates maravilhosos e um parmesão de qualidade.Mais do que companhia eu queria mesmo uns palpites.O que eu acrescento ao meu prato, abobrinhas italianas, azeitonas pretas, atum? Ou então uma perfumada linguiça calabresa, cogumelos e alcaparras? Ou somente pedaços de tomate e manjericão?

20.6.12

O frio e alguns dias de descanso mental operam milagres!!! 
Com a bateria renovada, os outros estão precisando de um energético para me acompanhar.Confesso que a chuva retarda um pouco as coisas, mas não sou nem louca de reclamar da Mãe Natureza, ela tem lá os seus motivos.Estou cansada, tive um dia cheio, mas não consigo desligar.Meu cérebro está processando muitas informações simultaneamente.
Vou escutar umas musiquinhas para ver se consigo dormir.Hoje, nem o barulhinho bom da chuva caindo suave lá fora está conseguindo me embalar.
O que mais martela na minha cabeça neste instante é que a vida é curta demais para sermos intolerantes, mesquinhos, medrosos, complexados, inseguros, radicais e mesmo sozinhos.Tem um mundo inteiro aí fora nos esperando de braços abertos.E seja boa ou ruim, toda experiência é válida!

19.6.12

De pequena me lembro da paixão de uma tia pelas palavras de Florbela Espanca.Eu achava estranho o nome da autora.Talvez tenha nascido daí a minha curiosidade em conhecer sua obra.Na escola ninguém nunca havia ouvido falar dessa escritora portuguesa.Florbela o quê??? Achavam que eu estava de sacanagem.Eu nunca tive muita paciência para me explicar.
E tem certos sentimentos que a gente não explica.