Amanhã comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Na semana passada um relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) constatou a maioria dos infectados no mundo, são mulheres entre 15 e 24 anos.
Amanhã comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Aids.
A Zoe, que é um exemplo na luta pelos animais, me presenteou com um selinho muito lindo e que me deixou lisonjeada. E é pedido que se indique dez blogues com os quais aprendemos sempre qualquer coisa ou que lutam por algo. Só para contrariar vou fazer diferente. E na verdade eu iria fatalmente repetir na minha lista blogs que já foram indicados por outros que receberam o selo. Assim sendo indicarei 5 blogs, 7 filmes e um documentário.
Nas montanhas dos Gorilas - ( Gorillas in the Mist, 1988) O filme, dirigido por Michael Apted, vem em defesa da ciência e dos animais em liberdade, retratando a luta da antropóloga Dian Fossey .
Indochina - (Indochine, 1992) - produzido pelo cineasta Régis Wargnier, é também uma aula de história pois mostra as modificações políticas e sociais que derrubaram o colonialismo francês na região, dando origem ao atual Vietnã.
Mandela - A luta pela Liberdade (Goodbye Bafana , 2007) - com direção de Billie August , o filme nos mostra o que é o preconceito racial e até onde ele pode chegar.Mas não como no filme "Mississipi em Chamas". "Mandela" mostra tanto a forma política quanto social da questão.
Ninotchka(1939) - Filme dirigido por Ernst Lubitsch, com roteiro de Billy Wilder, Walter Reisch, Charles Brackett. Uma divertida visão sobre o poder do consumismo sobre o comunismo da União Soviética na época.
Diamantes de Sangue - (Blood Diamond,2007)Dirigido por Edward Zwick é outra aula de História, agora em Serra Leoa.
Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera(2003) - Dirigido pelo sul coreano Kim Ki-duk, através de um monge budista aprendemos lições significativas sobre o Yin, o Yang e natureza humana.
Uma belíssima lição de história e geografia, com uma narração nada convencional.Simplesmente perfeito!
E uma boa dica de filme para o final de semana nublado é O Tigre e a Neve, do Roberto Benigni, para nos lembrar que apesar de todas as adversidades, a vida é bela :o)
Eu podia falar aqui de Zumbi, da inserção do negro no mercado de trabalho, do sistema de cotas e da discriminação. Mas quero destacar hoje o que me torna feliz apesar de tantas adversidades: as cores dos meus sentimentos. O meu mundo não é branco nem negro, ele é colorido e rico em sua diversidade.
E esta é a cor do meu amor:
E se um mundo perfeito for muito dificíl de conseguir, que o mundo de todas as crianças, tão coloridas em sua alegria, seja somente de sonhos e realizações.
E até parece que foi ontem...o tempo passa e nem nos damos conta.
Pois eu gosto de envelhecer... apesar do cansaço no final do dia, de algumas limitações, do excesso de preocupações, do montante de responsabilidades, da pele mais flácida, do olhar mais marcado, dos passos mais lentos, eu gosto! Gosto do raciocínio rápido, das lembranças, da experiência, do acúmulo de afetos, da segurança, da acertividade e dos direitos que vamos adquirindo com a idade.
Minha tia-avó materna costumava reclamar de envelhecer. Ela dizia que era muita solidão.Hoje vejo que ela era sozinha porque não soube ser companhia para si mesma.E sua forma de ver a vida era muito limitada e não no sentido intelectual.Ela foi excluindo tanta coisa que acabou fechada num mundo particular pequeno demais.
Já o meu universo é tão rico e amplificado que não tenho medo de envelhecer.
Sinto prazer em ser o que sou hoje.
E que todo novo aniversário seja sempre motivo de comemoração :o)
Amanhã é aniversário do meu adorado, idolatrado e tudodebom filho.
Foto: Corbis
No sudeste. o mais consumido é preparado com massa salgada, peixes e crustáceos, e cozido no vapor.O simplificado que faço aqui em casa não precisa de muita coisa.Com camarão fica excelente, mas com frango e legumes não fica nada mal. O de camarão normalmente leva camarões médios picados, azeite de dendê, cebola picada, alho, cheiro verde, palmito picado, ervilhas em lata, ovos cozidos para decorar, farinha de milho, água, sal, pimenta vermelha, tomates e uma lata de sardinhas também para decorar.
Bem, o meu foi feito assim:
Numa panela coloquei um pouco mais de meio quilo de peito de frango já previamente ensopado e desfiado.Adicionei uma cebola picada em pedaços bem pequenos, azeite de oliva de forma generosa e deixei a cebola murchar.Acrescentei meio litro de molho de tomate (daquele natural que tenho sempre no freezer), 3 copos de água de água, duas cenouras raladas e deixei ferver bem.Tem que ficar bem líquido para formar a massa do cuscuz. A seguir coloquei meia lata de ervilha, meia lata de milho e meio vidro de palmito. Deixei ferver e por último adicionei molho de pimenta e cheiro verde.Abaixei o fogo, acertei o sal e adicionei, sempre mexendo e aos poucos, aproximadamente duas xícaras de farinha de milho em flocos.Neste ponto tem que ficar mole, no ponto de colherada. A farinha de milho borbulhou, está pronto.Coloque em forma de pudim ou pão, deixe esfriar e leve à geladeira.Não precisa untar.Rendeu duas formas daquele tipo retangular para pão de forma.
Foto e mais informações sobre Cuscuz no site:Brasil Cultura