10.2.16

Das tradições culinárias...depois de mais de 100 anos, durante o feriado de Carnaval, reproduzi a receita de bacalhau da minha trisavó Carlota (minha avó também se chamava Carlota), com maestria.Uma trentina de personalidade forte, figura arrebatadora, casou-se duas vezes.Sou descendente da segunda rodada.
Ao ficar viúva, ainda moça e com dois filhos pequenos, não pensou duas vezes e casou-se correndo com seu primeiro namorado.Na verdade foi só o tempo dele receber sua carta apaixonada e embarcar num vapor para o Brasil. Aí teve mais dois filhos, entre eles: meu bisavô Dante.
Há anos minha mãe não preparava esta receita e resolvi arriscar...o resultado foi uma iguaria de comer rezando.
Ao me ver montando o prato, o cara metade chegou a me perguntar se daria certo.Claro que sim, respondi, ainda sem ter certeza.
Para quem quiser experimentar, deixo aqui a receita da forma que me foi passada. Não tem medidas porque é tudo feito meio a olho.
Numa panela grande e alta, de fundo grosso, coloque azeite e uma camada de chuchus (usei 2) em rodelas largas.Esta é a base que costuma ficar levemente sapecada.
Na sequência, colocar em camadas:
Batatas em rodelas previamente cozidas "al dente" na água que aferventou o bacalhau
Bacalhau em lascas, dessalgado e aferventado
Tomates crús em rodelas
Uma mistura preparada com farinha de rosca, parmesão ralado, pimenta do reino, orégano e sal.
Cebolas cruas em rodelas
Regar com azeite
Repetir a operação.
Depois da cebola e do azeite, adicionar 4 conchas do caldo do bacalhau, que também foi usado para cozinhar as batatas.
Levar ao fogo baixo, com tampa.
As cebolas e tomates farão água, deixar ferver para reduzir.Não pode secar, senão queima o chuchu do fundo.
Usei aproximadamente 700 gr. de bacalhau, 2 kg de batatas, 3 cebolas grandes, 5 tomates, 100 gr. de farinha de rosca, 50 gr. de parmesão ralado.


Nenhum comentário: