26.1.12

Existem algumas tragédias que me tocam mais do que outras.Quando ocorrem alguns terremotos, por exemplo, algumas vezes sinto o chão tremer.Certa noite foi dormir e logo em seguida acordei com a sensação da cama estar tremendo e na verdade ela não tremeu.Na manhã seguinte os telejornais noticiavam um terremoto no México. Foi mais ou menos assim com a tsunami na Indonésia, os deslizamentos em Angra dos Reis e outros.Algumas vezes a sensação vem muito antes do acidente e em outras ocorre no mesmo momento.Normalmente não a identifico, só vou compreendê-la mais tarde. Ou seja, ela é totalmente sem sentido.Em certas ocasiões não sinto nada como no 11 de setembro ou no terremoto do Haiti.Não existe uma lógica porque não é sempre que sinto esse mal estar, aliás ele é bem raro.Não entendo a conexão que ocorre. Não acredito em avisos sobrenaturais, porque na verdade nem é um aviso.É uma sensação, é muito mais uma questão de percepção.Ontem no final da tarde, enquanto ainda estava no escritório, caiu uma chuva bem forte, com muito vento e muita água.Num determinado momento senti um mal estar e disse para uma colega que estava indo embora:
- Não é melhor esperar um pouco?
- Mas por quê?
- Sei lá, vai que o elevador sofra influência desse vento todo.
Um outro colega riu e me olhou como se eu tivesse acabado de dizer a maior bobagem do ano:
- Sei lá, a chuva está tão forte, vai que o prédio treme.
- Como é que um prédio desses vai tremer com uma chuva? Isso é impossível.
- Eu não sei, mas por mim ele pode até cair.
- Imagina, prédio não cai assim.
- Tá bom, tá bom.Deixa prá lá.
Continuei com aquela sensação estranha e só fui compreendê-la muitas horas depois com a notícia dos prédios que desabaram no Rio de Janeiro.

Update - conversa com o mesmo colega de ontem, no final da tarde de hoje, antes da chuva:
- Viu só, prédios caem!
- Isso foi fatalidade.

2 comentários:

Blondewithaphd disse...

Bem... que premonições, meu Deus! E agora mais outra catástrofe que se abateu. Fiquei chocada com mais essa e parece que o mundo se está tornando meio apocalíptico.

Carlota e a Turmalina disse...

Blonde...ao ver a notícia meu filho disse que o mundo vai mesmo acabar, que isso foi mais um sinal.Ele é super cético e estava na verdade repetindo uma frase que uso muito, sobre os sinais.Não acho que o mundo vá acabar, mas desconfio que vai haver uma boa chacolhada.