11.6.09


Muito bem...feriadão tem momento culinário e novamente daqueles bem preguiçosos...
Me acostumei ao molho de tomate natural feito em casa. Isso ainda é resquício de quando morava na casa dos meus pais e ia à feira com meu pai comprar tomate para molho. Hoje as feiras foram substituídas pelos varejões ou ainda pela volta da antiga quitanda.Pois bem, ontem comprei meus habituais 5 quilos de tomate, que rendem mais ou menos 2 quilos de molho. Na verdade, talvez um pouco menos.Tiro o "umbigo" do tomate e corto cada um em 4 partes. Coloco tudo numa panela grande com dois dedos de um copo de água, em fogo médio baixo. Mexo uma vez ou outra.Lá pelas tantas, quando já apurou um pouco, pero no mucho,
desligo o fogo. Bato tudo no liquidificador, peneiro e depois volto ao fogo.Agora com um pouco de sal, uma colher de chá.Deixo apurar até perceber que não existe mais excesso de água. É fácil, pq ao mexer o molho, a água sempre vem para a superfície.Depois deixo esfriar, coloco em potes de 500gr. para congelamento.Detalhe, coloco um fio de azeite por cima do molho antes de levar ao freezer.Sei lá o porquê, aprendi com a minha mãe e em time que está vencendo não se mexe.
Quando finalmente utilizo o molho é que vou corrigir o sal e o açucar, dependendo da receita. Mas uma coisa eu garanto, o corpo sente a diferença entre um molho natural e um de caixinha ou latinha. Experimentem!!!
Aproveitem os benefícios do tomate tais como as vitaminas C, A e complexo B, além do ácido fólico, potássio e cálcio. Também é rico em licopeno que é um antioxidante poderoso. No tomate cru a sua concentração é de 13%, enquanto que no molho cozido passa para quase 70%. Talvez porque no molho a concentração do tomate seja maior.
Se o tomate não for orgânico como fica a relação tomate/agrotóxico? Muito bem, o poder do agrotóxico tem tempo de validade.Então a dica é fazer o molho e congelá-lo ao invés de consumí-lo de imediato, assim você diminui o risco de ingestão.
Outros alimentos famosos pelo alto teor de produtos químicos:
Morango - esse não tem jeito, se não fôr orgânico, feche os olhos e tente evitá-lo.
Batata - aqui também ficam resíduos.
Alface - esta tem salvação. É só deixar de molho no bicarbonato de sódio diluído em água.
(Foto acima de autoria de Fer Guimarães Rosa)

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Turmalina, eu nao me importo que outros blogs usem minhas fotos, desde que me peçam e coloquem creditos. Acho que minha batalha contra o uso indevido e sem permissao das minhas fotos é bem conhecido por que frequenta o Chucrute com Salsicha. Estou espantada em ver voce fazendo o que eu tanto critico. So posso concluir que voce pegou essa foto de outro lugar, sem saber que era minha. Por favor, de credito ou remova. Obrigada.