12.4.09



Comemoro o final do feriado satisfeita!!! Fui inspirada pela fofa da Canela , que lá postou uma receita de Folar, iguaria que até então eu não conhecia.Fiz uma pequena modificação, acrescentei uvas passas brancas à massa e ficou realmente divino.Não sei se é a montagem...mas fica um resultado muito interessante: um pão levemente doce, super fofinho e que podemos comer soltando as camadas com as mãos. Eu fiz assim:
Ingredientes:
quase 1 kg de farinha de trigo
250 gr de margarina ou manteiga
15 gr de fermento de padeiro
100 gr de açúcar
1/2 lt de leite morno
1 pitada de sal
1 colher (chá) de erva doce
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara de chá de uvas passas brancas
Dissolva o fermento no leite morno com 1 colher de sopa de açucar.Acrescente 200 gr de farinha e deixe descansar uns 15 minutos.Acrescente o restante dos ingredientes menos o açucar.Deixe as uvas passas para o final. Amasse tudo até que a massa se descole das mãos.Fica uma massa bem leve.Cubra com um pano e deixe levedar por 2 horas.
Divida a massa em duas partes e cada parte em 8 bolinhas.Abra cada bolinha com um rolo ou com as mãos, intercale camadas com açúcar e margarina/manteiga.Dá dois Folares com oito camadas cada.Pincele com gema de ovo e cubra com canela e açucar.Leve ao forno pré aquecido na temperatura de 200 graus.

Hoje fui ao churrasco de domingo, e Páscoa, da família.Cheguei carregando o Folar, que ninguém conhecia.Culinária também é cultura e eu contei de onde surgiu a receita.Todos adoraram, combinou muito com a Sangria que fui escalada à preparar :o)
Sempre é tempo para experimentar algo novo!!!

3 comentários:

Ameixinha disse...

Bem, que lindo que ficou :) Imagino a cara das pessoas ao olhar para algo tão diferente!!! É mesmo muito bom este folar ;) Obrigada pela referência!

1/4 de Fada disse...

Deixei um comentário no trailer, como ficou lá atrás não sei se verá. Espero que tenha passado uma boa Páscoa.

Luci disse...

Chef!
uia! deve ser bom d+´! só não sou chegada na erva doce. Gostei das fotos!