13.2.08

Blogagem Coletiva : Pedofilia na Internet - um alerta

Em alguns países de língua inglesa comemora-se hoje The Valentine's Day, ou Dia dos Namorados. Não encontro data melhor para lançar um alerta coletivo para a pedofilia na internet, principalmente no Orkut.
Sim , pq meu filho, seus filhos, seus sobrinhos, os filhos dos seus vizinhos e até vocês freqüentam o Orkut.Está certo...você já cansou de escutar falar sobre o tema, não é?
Sim, mas você sabe como ocorre a aproximação e como pode ser sutil esse processo de aliciamento de menores?
Você pode estar pensando:
- Ah...mas eu educo bem os meus filhos, eles têm boa cabeça e não vão entrar numa nessas.
Ou então:
- Ah...meu filho ainda é muito novo para estar envolvido com este tipo de assunto.
Lembrem-se que eles não possuem a malícia suficiente que adquirimos com o tempo e que os pedófilos estão cada vez mais ardilosos.Além do que, nos dias de hoje, o despertar para a sexualidade ocorre muito mais cedo. E não podemos deixar nossas crianças caindo em mão erradas.Porque depois que o mal for feito, o trauma é irreversível.
Nossos filhos podem ser alvo fácil, por uma série de motivos a começar pelo acesso irrestrito à Internet, que é parte de um processo de globalização e a melhor prevenção é a informação e o diálogo. Proibir o acesso ao Orkut e à Internet não é a solução.Pq muito provavelmente eles encontrarão outra forma de acesso. Muitos profissionais da área de psicologia e educação criticam os pais por permitirem o ingresso das crianças neste site de relacionamentos, principalmente por ser proibido à menores de idade. Eles alegam que o próprio pai já está realizando uma atividade ilegal ao permitir que o filho faça seu cadastro no site, alterando a data de nascimento.Mas considero mais errado manter seu filho longe de uma atividade que o grupo todo dele freqüenta, desde que isto não comprometa sua integridade física e moral.Daí a importância de saber o que se passa com seu filho e seus amigos em casa e na escola para poder estabelecer um diálogo aberto e franco.

Como em toda e qualquer situação que envolva nossos filhos, o melhor é sempre acompanhar o que se passa de perto. Isto faz parte do cuidar do outro.
Poucos são os pedófilos que deixam pistas e se entregam através de fotos e descrições. A maioria e os mais perigosos estão "disfarçados" como meninos de 12 à 15 anos e geralmente se aproximam das outras crianças por fontes de interesse em comum como um grupo musical, um desenho animado e até mesmo uma comunidade do tipo "Adoro Praia". Daí pede para se adicionado e inicia um contato. Desenvolvendo um certo grau de amizade e confiança, o que é muito fácil nessa faixa etária, ele começa a manipular a vítima.
Instrua seus filhos à nunca adicionarem desconhecidos à sua lista de amigos.Isto inclui nem mesmo responder à scraps, depoimentos e recados de desconhecidos, por mais inocentes que pareçam.

Não esperem o problema bater à sua porta.Divulguem e discutam o tema inclusive com seus filhos :o)

P.S. Outro dia encontrei uma professora que me contou o seguinte:
- No sábado passado, passeando pelo shopping encontrei duas alunas minhas da quinta série.Achei a atitude delas um pouco suspeita, pareciam nervosas e fui conversando até que uma me disse:
- Ai, Tia, nós estamos com medo.A gente marcou com um cara que a gente conheceu na Internet e até agora não apareceu ninguém parecido com as fotos que ele mandou. Será que a gente foi enganada por algum maluco?
Ela me contou que olhou ao redor e que de repente todos os homens presentes pareciam suspeitos de algo muito errado. Ela aconselhou as meninas á ir embora. Inclusive ficou com elas até a mãe de uma chegar.Durante a semana, depois de muito pensar sobre o assunto, resolveu telefonar para essas duas mães dessas garotas de 11 anos.
A primeira respondeu assim:
- Nossa, eu não fazia idéia de que minha filha estava entrando num golpe assim tão manjado.Vou conversar com ela e explicar dos perigos de marcar encontro com um desconhecido da Internet.Acho que a falha foi minha.
Já a resposta da segunda foi:
- Ah...se eu fosse a senhora não me preocupava, minha filha é grande e sabe se defender!

6 comentários:

Fábio Mayer disse...

Um pai que se omite ante a fatos assim, é criminoso passivo, porque achando que uma criança ou um adolescente sabe se cuidar, nega-lhe a proteção que DEUS mandou os pais terem com seus filhos.

Uma criança ou adolescente NUNCA está preparado para coisas assim, ele precisa ser orientado.

Sonia H. disse...

Meu Deus, que país é esse? Que mães e pais são esses que ignoram o universo de seus filhos? A professora foi uma espécie de anjo da guarda dessas meninas.
Estou chocada com tanta omissão.
Tudo de bom,
Sonia

Anônimo disse...

Boa noite, nosso mundo da blogosfera é fascinante, sozinhos não somos nada, mas unidos temos forças para mover toda sociedade, pena que nem todos pensam assim.
A pedofilia é um crime hediondo, os pedófilos devem ser julgados e severamente punidos, não sei é se nossos governantes pensarão da mesma maneira. Pois se até mudam as leis para proteger alguns. Parabéns pelo seu post, muito bem elaborado. Ofereço minha amizade e minha admiração. Abraços fraternos do amigo.

Marcos Pontes disse...

É por pensarem como a ssegunda mãe que muitos pais acabam armando seus filhos para um futuro desastroso, ou um presente. Filhos despreparados pegam carros potentes, bebem até de manhã, andam em gangs e por aí vai. Deveria haver um psicoteste para habilitar adultos para a procriação. Pior que a maioria dos pedófilos atacam suas presas na própria família ou em famílias de amigos ou parentes. A eterna vigilância e o diálogo com os filhos são as melhores armas.

Layla disse...

Oi minha muito querida. Primeiramente, parabéns pelo post, pois é infindo o mar de desserviços que encontramos pela web, mas é muito rara uma conversa que valha a pena e verse sobre um tema tão importante...
Em segundo lugar, um desabafo: fiz os testes que você linkou no blog, e tenho a dizer que fui um "sapo" em minha vida passada; o filme clássico que sou é "Apocalypse Now" e, de quebra, aproveitei para fazer na página dos testes um tal de "que líder você é...". E sabe qual o resultado? Saddam Husseim. Como vou dormir depois dessas três pauladas??? ;)
Um beijo muito grande e, P.S.: sapo não, por favor...rs.
Salaam!

Luma Rosa disse...

A mentalidade do brasileiro precisa mudar em muito! Achar que as coisas ruins só acontecem com o vizinho, é o primeiro passo para a desproteção.
Essa coisa "manjada" até mesmo adultos caem, que diria uma criança ou adolescente? Pelo menos a sua amiga fez a parte dela. Consciência tranquila. Obrigada por participar da blogagem!! Bom domingo! Beijus